domingo, 10 de julho de 2011

Quando as palavras não chegam

Leia Romanos 8:18-30 e reflita

" E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intecede pelos santos" (Romanos 8:26-27)

Quando oramos, falamos com Deus, seja em voz alta, em sussurros ou silenciosamente. A maioria de nós talvez tente escolher com cuidado as palavras . queremos falar certo, ser específicas, conversar com Deus de maneira que lhe agrade e expresse de fato o que queremos no coração. nem sempre, porém, as palavras nos vêm. Não raro o sofrimento é profundo demais, as perguntas sdifíceis demais, as ituação confusa ou complexa demais, o medo, muito intenso. Queremos falar com Deus, mas não sabemos exprimir o que sentimos. Que fazer então?
Deus promete que o Espírito Santo orará por nós, quando não tivermos palavras! Ele sonda os corações, sabe o que se passa neles e intercede. Ele suplica a Deus em nosso favor.
Nos momentos de tristeza ou sofrimento, quando mal podemos enxergar além da dor para comunicar-nos com quem quer que seja; em tempos de incerteza, quando estamos inseguras quanto ao caminho a tomar, quando nem sabemos que tipo de orientação pedir, o Espírito Santo nos ajuda a orar.
Em momentos de medo, quando nem sequer sabemos para onde nos voltar ou em quem confiar, o Espírito Santo nos ajuda a orar.
Quando nos sentimos subjugadas e o peso nos ombros nos faz cair de joelhos; quando não puder encontrar palavras, apenas sente com Deus e peça ao Espírito Santo que a capacite a omunicar a Deus os pensamentos, sentimentos, temores e as dúvidas mais profundas.
Ele vai ajudar você a orar.

"Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda."
Salmos 139:4

Nenhum comentário: